05 abril 2013

Mudámos de estratégia...

...mas o resultado foi o mesmo. Hoje foi o pai deixar a Carlota no colégio.
A cena repete-se, tal como ontem e há dois atrás!
 
A auxiliar diz que ontem passou a tarde a observar a Carlota. E a Carlota passou a tarde a observar a menina nova. Seguindo todos os seus movimentos. Sente-se ameaçada? Deixou de ser a caçula da sala e não gostou? A ver vamos...

3 comentários:

  1. Naturalmente que o problema não está nos pais, nem quem a entrega. o espaço que ela considerava como pertença foi invadido, sem pré-aviso, com atenções redobradas a uma nova criança a quem terá de ser ensinados novos hábitos característicos de uma nova sala. problema que antevejo: a carlota poder eventualmente vir a ser agressiva com a nova criança, o que aliás é uma situação muito comum, não estranhes, contextualiza. eles com 18 meses expressam-se fisicamente, porque ainda não conseguem verbalizar a frustração - logo, mordidelas e arranhadelas, são muito frequentes.
    agora, compete à educadora gerir as aproximações e adaptações das crianças. por muito que o grupo seja importante, não podemos esquecer a individualidade de cada criança - ela precisa de estar atenta a isso.
    a solução está no tempo... a carlota depressa deixará de se sentir ameaçada. Depois, em termos de dinâmica de sala de aula, a estratégia do recreio resulta sempre - quando o s. pedro ajudar e os meninos passarem a brincar mais na rua, ela vai sentir o seu campo, o seu espaço de brincar maior o que é facilitador às aproximações.

    Respira fundo... são chamadas à atenção. assusta porque não estavas habituada. ela tem ciúmes, quem nunca teve?,mas, sobretudo, fica tranquila é uma fase e como fase que é passa. sobretudo, mantém rotina e ambiente familiar e lembra-te....breathe in, breathe out

    ResponderEliminar
  2. Obrigada eu! ;) um grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. eu tenho 423 meses e continuo a ter comportamentos ciumentos como o da Carlota-bolota. :D
    não, agora a sério: que situação, Bi, nem me imagino... mas aparentemente está a ter a causa à vista, essa fedelha nova, pff... ;) (brincadeirinha)
    Fala com a educadora, como alguém já sugeriu, e diz abertamente que associas à ciumeira da menina nova e que até se pode antecipar o tal comportamento físico mais agressivo.
    um beijinho nas duas, e um abracinho solidário à Carlota! ;)

    ResponderEliminar