03 abril 2013

O meu coração não está comigo!

A Carlota adora o colégio. Deixá-la nunca foi difícil. Assim que entra,vira-nos costas e conseguir um adeus ou um beijinho não é tarefa fácil. Sempre fiquei descansada. Se ela gosta é porque a tratam bem, sente-se bem.
 
Na 2ªfeira a educadora diz-me que achou a Carlota muito parada. Ontem quando fui deixá-la de manhã, não queria sair do meu colo, começou a ficar chorosa mas lá foi com a auxiliar ver o peixinho no aquário e disse-me adeus. À tarde, dizem-me novamente que ela está alterada. Chorou várias vezes durante o dia e sempre meio apática.
 
Hoje... bom, hoje foi o destroçar do meu coração. Assim que entrámos no colégio começou logo a agarrar-se a mim. A partir daí foi sempre a piorar. O choro compulsivo, o chamar "mamã" come se aquele sítio fosse o seu maior medo, lágrimas soltas pela cara, uma respiração aflitiva...
Arranjei forças, olhei para ela e disse que vinha embora. Virei as costas antes que ela me visse lavada em lágrimas também.
 
Já liguei para o Colégio. Estava calma e a brincar. Falei com a educadora. A Carlota tem estado igual a si mesma em casa. Seja o que for que se passa ou passou, foi na escolinha. Só lá é que o seu comportamento se alterou. Não consigo deixar de pensar nisto. Em 2 dias todas as dúvidas do Mundo se apoderaram de mim. Começo a por tudo em questão. Não me sai da cabeça..."o que fizeram à minha menina? O quê?"
 
Eu sei que eles também mudam e a C. pode apenas andar mais sensível... mas o meu coração de mãe não me deixa sossegar... eu vejo que alguma coisa mudou na minha Bolotinha e não a consigo ajudar.
E isso está a dar cabo de mim...

10 comentários:

  1. Não deve ser nada. Houve uma semana em que o meu filho também fazia umas cenas, eu saía de lá com o coração nas mãos, mas 1 minuto depois estava feliz e a brincar. A educadora na altura disse que ele me tinha apanhado o ponto fraco. Mas sei bem o que custam essas despedidas. Bjs e boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Aiii...e o que disse a educadora?! Eu esperava até aofinal da semana e caso a Bolotinha não melhorasse marcava uma ruenião com a educadora para que, juntos, possam compreender o que se passa com a bébé.
    De qualquer maneira, segundo a psicologa da antiga escola da Francisca, alerta é quando os comportamentos em casa se alteram oq eu não foi o caso.
    É uma "dor de alma"...pobrezita!!! Apetece correr para a ir buscar.

    ResponderEliminar
  3. Como eu te compreendo, sofri muito quando a minha pequena entrou na escolinha, passava dias a fio a chorar, vinha rouca, e por mais coisas más que tenha passado na vida nunca algo me tinha custado tanto... agora fica bem mas há dias que chora e quer mamã. quanto a essa questão pode ter acontecido alguma coisa, não que tenha sido grave mas que a melindrou de alguma forma e o nosso coração de mãe não se engana e não sossega.... nunca. bjinho

    ResponderEliminar
  4. Pois é, hoje não estou em mim e não páro de pensar no que possa ter acontecido. Se é que aconteceu alguma coisa...

    A educadora diz que a única alteração que houve na sala, foi a entrada de uma menina que veio do berçário e que a C. tem imensos ciúmes. Acho pouco! A Carlota tem tido contacto com essa menina há largos meses e ela adora bebés...

    Não sei! Mas sim, só deixo passar esta semana!

    ResponderEliminar
  5. falo enquanto profissional: se em casa o comportamento se mantém, se as vossas rotinas não se alteraram, pelo pouco que li parece-me alteração à rotina em contexto de sala. fala com a educadora, solicita-lhe que fale com a carlota. ela até pode gostar de bebés, mas desta vez invadiram um espaço que era dela por conquista e por direito. nós adultos dimensionamos as coisas de forma diferente e a entrada de uma criança no grupo (ainda por cima a esta altura do ano lectivo em que as salas já estão muito coesas do ponto de vista da formação grupal)é muito importante para os restantes elementos. a partilha é dura nesta etapa de desenvolvimento, seja de espaço, de brinquedos, de afectos e até da atenção do adulto.
    beijinho. respira fundo. fica atenta... vigilante, mas tranquila.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela ajuda!! Estou tão incomodada com isto que cada vez que falo ou escrevo sobre o assunto, choro! :S

    Vou falar com a educadora, sim!!
    Um beijinho e mais uma vez obrigada!

    ResponderEliminar
  7. estou de acordo com a da cidade pro campo
    brinca nas proximas semanas a escolinha. ela é a prof. e tu fazes de filha e/ou aluna. vê o que sai daí. beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Magda! Essa brincadeira é óptima, mas com 18 meses acho que não consigo brincar com ela ao faz de conta... Vamos ver!!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. oh minha querida.
    imagino a tua angústia, mas espero que não seja nada de especial.
    sem te poder ajudar muito, um abraço deste lado. forte!

    ResponderEliminar
  10. Espero que seja uma fase e passe rápido! Um grande beijinho

    ResponderEliminar