12 setembro 2014

Para a C.

Meu amor, hoje é o dia do teu 3º aniversário! Há 3 anos atrás eu tinha a certeza que aquele seria o dia mais feliz da minha vida e daí ser minha obrigação e dever, proporcionar-te sempre uma felicidade igual à que me proporcionaste no dia em que nasceste. Desde o dia em que nasceste.
E hoje, olho para ti, uma bebé menina tão crescida, tão independente, tão saudável, tão feliz... fico de coração cheio. Não preciso de muito mais. O teu sorriso enche os meus dias. O meu coração rebenta de orgulho ao ver-te.  Muitos Parabéns meu amor!!

E neste 3º aniversário escrevo-te um pouco mais...

Sê feliz. Sempre. E se a felicidade teimar em não aparecer, procura, barafusta, reclama. Não te contentes com nada, nem ninguém, apenas com aquilo que achares suficiente. Zanga-te com todos, com a vida, com o Mundo, mas não deixes que te pisem. E se caíres, levante-te, sorri, tenta novamente. Mas sorri. É tão bom sabermos rir de nós próprios.
Sê livre. Não há como a liberdade. Poder andar de cabeça erguida e de olhos postos no caminho. Tem sempre a tua opinião e faz-te ouvir. Ainda que saibas ouvir e respeitar a opinião dos outros. E muda de opinião se for o caso. Não há problema nenhum nisso.
Sê carinhosa. Contigo e com os outros. Sê bondosa, meiga, caridosa. Ajuda sempre alguém a levantar-se. Além de não custar nada, um dia também podes precisar e vais perceber que é importante ter uma mão que nos ajude.
Sê amiga. A amizade vai ajudar-te a viver muito mais feliz, assim como a ultrapassar momentos de muitas lágrimas. Com o tempo (não muito longe) vais perceber que partilhar alegrias e tristezas, segredos e conquistas com os nossos amigos é maravilhoso. Com os verdadeiros. Também vais descobrir que alguns não são assim tão nossos amigos e vai-te custar... mas passa. Ainda que fiques triste. Desiludida.
Sê sincera. Mesmo que por vezes magoe. Mas não magoes gratuitamente. E se o fizeres, pede desculpa. Como deves pedir sempre que fores incorrecta, menos amiga, indelicada.

Olha para o céu, para o mar, para as estrelas... aprende a contemplar, a falares contigo mesma (e depois comigo), a pensar, a ponderar. A encontrar respostas no teu coração. Só tu saberás o que é realmente melhor para ti. Mas pede conselhos. Principalmente aos mais velhos. Acredita que serão sempre os melhores e mais sábios. Não costumam falhar. Não deixes nada por dizer, nem por fazer. Aprende a cuidar de ti, a tratar de ti. Daqui a alguns anos, vais perceber que afinal isto passa tudo demasiado rápido e que vai saber-te muito bem teres aproveitado o que a vida te proporciona. Aprende a dar valor ao que tens. Agradece. Viaja, conhece, descobre. Não te feches, nem te isoles para o Mundo. Há muito mais para além daquilo que consegues ver...

Não deixes, nunca, de ser criança. Principalmente a minha. Convence-te que para mim serás sempre um bebé. E como tal, ainda que não sigas metade dos meus conselhos ou sempre que o mundo almofadado e cor de rosa que preparei para ti, for injusto, cruel, cinzento, o teu colo estará sempre aqui, guardado, para te dar todo o carinho do mundo. Mas também para te repreender e ajudar quando errares.

E se por acaso, eu já não estiver aqui, fala para o Céu... a estrela mais brilhante que encontrares, serei sempre eu a iluminar o teu caminho!

Não tens de quê meu amor, é de coração!

A mãe



9 comentários:

  1. Um grande beijinho de parabéns! Um dia muito, muito feliz!

    ResponderEliminar
  2. grande presente! parabéns às duas!!! beijinhos i

    ResponderEliminar
  3. Escreves tão bem etão do coração, parabéns tb a ti que tens feito um trabalho exemplar!
    Adoro-vos!
    Dandinha

    ResponderEliminar
  4. Escreves tão bem etão do coração, parabéns tb a ti que tens feito um trabalho exemplar!
    Adoro-vos!
    Dandinha

    ResponderEliminar
  5. Parabéns: À Carlota e a ti. Pelos 3 anos e por este texto tão lindo, tão ternurento, tão doce. Um grande grande grande beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Que palavras tão bonitas. Tenho a certeza que a C. tem tudo para ser feliz....tem o amor da sua mama fantástica. Muita saúde e muitas felicidades.beijinhos grandes

    ResponderEliminar