16 setembro 2015

E os refugiados?

Pois... os refugiados! Quem vê as imagens de adultos e crianças, a lutar (e a perder) pela vida no mar, quem vê fotografias de crianças com idades dos nossos filhos a dar a costa sem vida, repugna-se, choca-se e enche-se de palavras bonitas e de força, para ajudar os refugiados. Para os receber.

Confesso que me assusta, muito, abrir fronteiras por essa Europa fora desmedidamente. Assusta-me a intolerância e o extremismo destas pessoas, que mesmo em situação de fome, guerra e a ter que lutar pela vida, se acham, muitos deles, no direito de escolher como e onde.

Não defendo que se deixem num campo de refugiados a apodrecer, mas assusta-me que eles não saibam respeitar culturas diferentes. E pior, que usem (quase) sempre a força para mostrar de sua justiça.

Preocupa-me perceber, que daqui a uns anos (não muitos), perdemos nós a tranquilidade deste país pobre e ultrapassado pela Europa, mas onde deitamos a cabeça na almofada e dormimos. Onde andamos na rua despreocupados com bombas ou com ataques terroristas. Onde levamos os nossos filhos ao parque sem ter de olhar por cima do ombro. Estas pessoas assustam-me.

E fico aqui com um misto de sentimentos em relação a estas pessoas e às imagens que nos põem à frente diariamente. Porque também acho que "eles" sabem o que devem mostrar.

É isto que me assusta: Isto!!

2 comentários:

  1. O mesmo que me assusta. Devemos ajudar, óbvio. Mas é assustador vê-los a desrespeitar a nossa cultura e tradições. E esse vídeo é até bem pacífico...
    Beijo
    R.

    ResponderEliminar
  2. Precisamente.
    O vídeo é autoexplicativo.

    ResponderEliminar