26 outubro 2012

Eu atraio estas coisas, juro!

 
Hoje durante a hora de almoço fui ao shopping.
 
Estava a preparar-me para vir embora quando uma senhora, aparentemente do Leste, dirigiu-se a mim a pedir-me dinheiro para comprar leite para o filho bebé, com 2 meses!
Olhei para ela, mesmo com ar de quem está a avaliar e peço então para me dizer qual é o leite.
Ela diz que é o Aptamil XPTO, porque o bebé tem um problema de alergias e blá, blá, blá e que é muito caro.
 
Dei-lhe 2 euros. Ela olha para mim e diz que não chega!! Que não chega eu sei, mas a vida está difícl para todos, digo-lhe eu! Ela fica muito aflita, desesperada mesmo. Desfaz-se em lágrimas!! 
 (se antes eu já era péssima nestas coisas, depois de ser mãe, tudo a que toca a bebés já mexe de outra forma)
 
Pronto, pensei eu, estou lixada!! Não tarda estou a meter a senhora no carro e a levá-la a casa, depois de ter ido às compras com ela.
 
Começou a contar-me a história da vida dela. Péssima, claro! Com 2 filhos, 3 anos e 2 meses, sem emprego e sem marido. "Tive que o deixat porque ele batía-nos muito". Gelei! "Fui viver com  a minha irmã!", acrescentou ela.
 
E assim, durante a conversa, lá íamos nós andando a caminho do supermercado.
1 lata de leite e fraldas para o bebé e leite, papas e iogurtes para o mais crescido.
 
Eu sei, pode ser tudo uma grande treta, ela e o marido podem estar os dois em casa sem fazer nenhum e eu trabalho todos os dias para alimentar a minha filha. Se calhar até foi um teatro muito bem feito. Mas eu fui com ela ao supermecado e comprei as coisas e eram com certeza para um bebé. E quando há a mínima hipótese de haver por aí um bebé, uma criança, a passar fome, se eu puder ajudar, ajudo.
As crianças não pediram para nascer nem têm culpas dos erros dos pais.
 
 
E no meio disto tudo, quebrei a minha promessa. Fiz as compras no Pingo Doce!

Bom fim de semana!

6 comentários:

  1. Ora aqui esta uma coisa que eu nunca faço. Tbem sou mae e tbem me comove mas nao dou nada, lamento.
    E para ser sincera comovem-me mais os velhotes do que maes com crianças ao colo.
    Agora se a ti te faz bem, se te sentes feliz em ajudar maravilha, fizeste bem.

    Bjos
    Maggie

    ResponderEliminar
  2. Eu compreendo e a solidão na velhice também é uma coisa que me comove muito... mas com crianças... eu não consigo! E por norma nem dinheiro dou, prefiro comprar o que for preciso, se puder, e dar.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Uma pessoa,nunca sabe o que fazer,nestas situações,pois somos enganados tantas vezes que fica sempre a duvida no ar. Qualquer das maneiras a tua consciencia ficou tranquila não foi?Provavelmente se não tivesses ajudado tinhas ficado o resto do dia a remoer.
    Ainda bem que ainda exitem pessoas com bom coração ;)
    beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Fizeste bem! Eu faria o mesmo! Dinheiro não dou, mas leite e fraldas é outra coisa.
    Aqui há tempos uma velhinha veio pedir-me dinheiro porque estava cheia de fome. Disse-lhe para ir comigo a uma mercearia que estava mesmo ali e ela recusou. Disse que naquela mercearia não podia ser!!! Fiquei fula!!! Disse-lhe que também eu tinha dificuldades e que ia fazer um esforço para a ajudar e que, se ela se recusava é porque não estava assim com tanta fome e ela virou as costas e foi embora!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Dinheiro também nunca dou, mas já ajudei com comida, mas confesso que prefiro direcionar as ajudas para asociações, como o banco alimentar ou a ajuda de mãe. Mas o importante é ajudarmos...
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. O mais importante: fizeste tu as compras e não deste dinheiro! Se ela está ou não com o marido, se ele bate ou dá mimos, pelas compras percebeu-se muito bem que há crianças a precisar e tu fizeste-as mais felizes. Beijinhos

    ResponderEliminar