10 dezembro 2012

Primeiro estranha-se...

É um facto! A Carlota não convive nem conhece  meninos pretos. Pode ter passado os olhos por alguns nos passeios que fazemos, numa ida ao shopping ou ao supermercado, mas nada que tivésse chamado a sua atenção! No colégio também não tem.
Há uns 2 ou 3 meses atrás, numa ida à urgência estava uma menina preta a brincar na zona dos brinquedos do hospital. A Carlota que está sempre pronta para dar beijos e abraços às outras crianças, nem do meu colo saiu. Nem para ir brincar! Olhava com desconfiança para a menina e depois encolhia-se no meu colo.
 
Na passada 6ªf a Carlota teve que ir à urgência por causa de umas borbulhas (não era nada de especial) e lá encontrou novamente uns meninos pretos a brincar. Mais uma vez, não queria ir para o chão. Não queria ir brincar e olhava de lado para as crianças. Isto não podia continuar. Se há coisa que faço questão de ensinar à minha filha é que as pessoas são todas iguais, todas, sem excepção.
 
Peguei nela e fui com ela brincar para o pé dos meninos pretos. Ela virava-se só para mim e afastava-se quando alguma das crianças tentava interagir com ela. Quando se apercebeu que eu também brincava com os outros meninos, aos poucos, começou a brincar também. Daí a um abraço foi um instante e depois o problema foi mesmo tirá-la de lá. E eu gostei!

7 comentários:

  1. O meu sobrinho ficou amigo de um menino preto na praia quando tinha uns 3 anos (nunca tinha visto nenhum antes) e depois dizia à mãe "o meu amigo escurinho"...

    ResponderEliminar
  2. Tão linda, acho muito bem ensinarmos os nossos filhos que somo todos diferentes mas todos iguais!

    ResponderEliminar
  3. Os meus habituam-se desde bébés com a Maria cá em casa (minha colaboradora do lar :) ). O mais velho qnd chega vai logo falar-lhe e brincar com ela. O baby, fica mt espantado, mas vai com certeza habituar-se. Que remédio! Mas o mais velho ainda estranha algumas pessoas, tem quase 3. E nunca foi como a tua de ir brincar para ao pé de outros meninos, sem conhecer. Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. normal! quando n têm na creche mais normal é! a catarina antes de ir para a creche quando ia a um restaurante que tinham empregados pretos a servir ficava a olhar! até parecia mal!

    beijinhos i*

    ResponderEliminar
  5. Desculpem mas não gostei de todo destes comentários,não é bem não gostar mas ao ler isto senti isto :

    Tão queridas, tão fofas que até gostam dos pobrezinhos dos pretinhos e os meninos até gostam deles também e a empregadinha preta tão querida até fazemos o favor de gostar dela... desculpem mas é o que eu sinto, a minha familia é multi-racial e não gosto como muita gente se refere a estes assuntos por mais boa que seja a vossa intenção a forma como se exprimem não me parece a mais adequada.
    Eu não costumo ver meninos brancos nem pretos, vejo meninos. Simples

    ResponderEliminar
  6. Natércia, compreendo o que diz. Mas também tem que compreender que existem outras realidades diferentes da sua. Não é a questão dos "coitadinhos dos meninos pretos vamos lá gostar deles"... é sim,e aqui falo por mim, o facto da minha filha não ter meninos pretos na escola nem no seu convívio habitual. E se naquele dia no hospital, em vez de pretos, fossem brancos, talvez nem insistisse em que a Carlota fosse brincar. Mas faço questão que ela aprenda que há pessoas com cor diferente mas iguais em tudo o resto. E quando diz que não vê meninos pretos ou brancos, vê meninos, sabe bem que com as crianças não é assim. Elas conseguem ser muitos cruéis e temos que ser nós pais a ensinar estes valores.
    Um beijinho e obrigada pelo seu comentário.

    ResponderEliminar