23 abril 2015

Parar, ouvir o coração e entender quando mudar!

Ando numa fase de introspecção em relação ao meu comportamento com a minha filha. 
Após tantas vezes ouvir-me a dizer que "ela está numa fase impossível, que tem um feitio tramado, que é muito traquina, que faz birras por tudo e por nada, etc, etc, etc...", cansei-me e achei que tudo isto se arrasta há demasiado tempo. No fundo, o que eu acho mesmo é que o meu comportamento tem de mudar. Por muito que ache que estou bem, não estou. E a verdade é que ando mais alterada, mais nervosa, mais preocupada, mais triste... e acaba por ser ela a pagar a minha falta de paciência. 

Depois de ler este post, acho que é isso mesmo. Sou demasiado exigente. Ralho porque ela faz barulho, porque deixa cair coisas no chão, porque se suja, porque quer lavar os dentes só depois de se vestir, porque quer brincar antes de ir para a escola, porque sim e porque não... Não lhe dou espaço, não a deixo ser ela. Imponho-lhe as coisas à minha maneira. Acabamos por entrar numa luta (sim, porque ela de facto tem uma personalidade muito forte) que dá em birra e que seria muitas vezes desnecessária se eu a ouvisse na altura certa e lhe desse algum espaço.

Também já cortei com certas coisas que estavam a cair no exagero. E o iphone e o ipad estavam a tornar-se prolongamentos das mãos da C. Assim que acordava, assim que entrava no carro, assim que chegava a casa...  E a televisão também tem algum controlo.

Tirando isso, e claro, sempre com educação, vou deixa-la ser mais ela. E vou eu tentar ser mais calma e tolerante. Tenho mesmo noção que os últimos meses foram muito difíceis. Principalmente para ela, que apesar de não transparecer nada, "assistiu" à separação dos pais e a toda a alteração que a sua vida sofreu sem se saber manifestar em relação a isso.

Lembro-me imensas vezes de coisas que leio na Magda e fico triste por não "chegar lá".
Mas vale mais tarde que nunca. E sinto mesmo que estou numa fase de mudança.

(E querem saber? Comecei na 2ªfeira a tentar mudar certas coisas. Hoje é 5ºf e as manhãs têm sido notoriamente mais calmas. Mesmo!) 




2 comentários:

  1. Querida Bi.
    Ando exatamente a pensar no mesmo. Li o post da Rita e tudo se tornou mais claro. Agora leio-te a ti e cada vez faz mais sentido.
    O A também tem um feitio tramado, tudo é um drama, tudo é uma birra e sei que muito vem do meu comportamento com ele... Tenho que mudar. Tenho que aprender a lidar com isto e a aproveitar bem melhor o tempo com ele...
    Porque esta luta desgasta-nos tanto. E detesto ser assim com ele.
    Boa sorte!
    E um grande beijinho para as duas*
    <3

    ResponderEliminar
  2. Força!! Eu também ando nesse processo e noto que apesar de haver dias mais difíceis, geralmente quando eu estou com menos paciência,mas coisas têm corrido muito melhor. E a Magda foi e é a grande inspiração. Beijinhos e força.

    ResponderEliminar