10 março 2015

Trespassa-me o coração.

A separação não foi fácil. Nem o é ainda. Não tanto por mim, mas porque fico muitas, imensas, vezes apenas a observar a minha filha e sinto como gostaria que as coisas fossem diferentes. A Carlota é uma criança feliz, tenho a certeza absoluta disso. Mas também sei como seria ainda mais feliz com os pais juntos (partindo do princípio que os pais se amam e se entendem). 
Mas há uma coisa que me fere a alma como poucas coisas o fazem. E a impotência de nada poder fazer é realmente duro para uma mãe. 

Talvez porque todos os amigos à sua volta têm irmãos, a Carlota passa a vida a falar nisso. Brinca imenso ao faz de conta e todas as bonecas são as suas manas. Vem pedir-me para brincar com ela e diz que sou a sua mana. Vê-me despida e vem tocar na minha barriga a perguntar-me se tenho um bebé la dentro... Sei e sinto, que seria uma alegria imensurável para ela ter um irmão.

Também sei que "nada está perdido", mas sinto que o tempo era agora. Era hoje, com ela nesta idade que queria dar-lhe essa alegria e custa-me tanto, tanto, vê-la crescer sozinha. Porque eu sei o que é ter irmãos. Porque eu sei o que sinto por eles e com eles. Porque sei o que é ter lembranças de infância com os nossos irmãos. Sei o que nos rimos hoje em dia quando nos juntamos a relembrá-las.

No fim de semana explicava à Carlota que a Vovó era a mãe da mamã, que o Vovô era  meu pai e os tios são os meus manos. Calou-se uns segundos... percebi logo o que aí vinha:

- E quando vou ter a minha mana, mamã?

:(

5 comentários:

  1. Um beijinho:-) E a vida há-de dar voltas e voltas até a carlota ter o mano ou a mana.

    ResponderEliminar
  2. <3 calma, muita calma!
    Sei que sentes que agora era o momento.
    Mas também sei que em qualquer altura será um dos melhores presentes que lhe poderás dar. Isso, e a tua presença, sempre!

    ResponderEliminar
  3. :) Bi, eu não sei o que é ter irmãos, sou filha única. Espero que se assim o desejares, concretizes o sonho de ter mais filhos, mas se tal não se proporcionar, não te sintas culpada... eu gostei imenso de crescer como filha única e não sou nada de nada traumatizada!

    Mil beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A Vida vai sorrir-te com o que desejas, acredita com muita força!!!
    :*****

    ResponderEliminar
  5. Não te culpes..... o que importa é o amor que já tens!!!
    Imagina que não é por essas razões... a minha Catarina ainda é filha única porque simplesmente eu não tou a conseguir engravidar.....
    Como vês... às vezes há montes de razões e não só aquilo que nós Mães nos culpabilizamos.....

    ResponderEliminar